Quem pratica atividades como corrida e caminhada muitas vezes já passou pela situação de ter o joelho inchado e aquela sensação de incômodo ao dobrá-lo. O ortopedista Dr. Renato Morelli, especialista em medicina esportiva, explica que o inchaço no joelho tem duas principais causas. Ele pode ocorrer de forma aguda devido a um trauma, com lesão de menisco, cartilagem ou ligamento, ou de maneira crônica.
Nesse segundo caso, é decorrente de doenças reumáticas e artrose, que costumam ocorrer de maneira intermitente. Veja como o joelho se comporta em cada um desses cenários.
Quando há um trauma com lesão intra-articular das estruturas — seja menisco, cartilagem e/ou ligamento —, ocorre um sangramento interno na articulação do joelho, com acúmulo de sangue. O inchaço, portanto, vem de maneira bastante rápida.
No caso de doenças crônicas e reumáticas, o acúmulo é de líquido sinovial (responsável por manter a lubrificação da articulação), em volume muito maior que o usual. Esse aumento de líquido no joelho se deve a um processo inflamatório.
O médico diz que, sempre que o joelho começa a inchar, é importante:
A avaliação de um profissional especialista em joelho é importante para entender a causa do problema, se houve uma lesão de estrutura dentro da articulação ou se é algo recorrente.
Com o diagnóstico, o médico irá avaliar qual o melhor procedimento, indicar analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e orientar sobre o tratamento correto.