Ao longo dos anos atuando como médico ortopedista especialista em joelho, pude constatar que, em algum momento da nossa vida, sentiremos dor no joelho. E não importa sua idade, se você é atleta, pratica atividades físicas de forma esporádica ou é totalmente sedentário. Independentemente desses fatores, é provável que ela apareça. As causas para isso são variadas e vou listar algumas das mais comuns, tipos de lesões, como se dá o diagnóstico e tratamento.
O joelho é formado por cartilagens, ligamentos e por quatro ossos do corpo humano: fêmur, tíbia, fíbula e patela. Para funcionar direito, ele precisa de lubrificação e amortecimento, sendo o menisco uma estrutura preciosa para o seu funcionamento.
Quando há alguma lesão por traumas, desgaste ou doença, o funcionamento do joelho pode ser alterado e a dor aparece. Entre as possíveis causas estão:
O ortopedista especialista em joelho poderá diagnosticar o tipo de lesão e possível causa para a dor. A investigação começa com exame clínico e físico e, se necessário, são solicitados exames de imagem para uma avaliação mais precisa.
No caso de lesão no ligamento cruzado, por exemplo, em 95% dos casos basta o exame físico para fazer o diagnóstico, além da história do paciente, que é imprescindível para o diagnóstico.
Entre as mais comuns ligadas a traumas durante a atividade física estão as lesões no ligamento cruzado anterior e do menisco. A lesão no menisco é bastante comum em quem pratica esporte como a corrida sem estar com a musculatura preparada para absorver os impactos. As lesões também ocorrem em movimentos torcionais.
Ainda no âmbito esportivo, há a lesão no ligamento colateral medial, que acontece quando há uma ação brusca com rotação externa — bastante comum no futebol.
Outras lesões são tendinites, que estão relacionadas a desequilíbrios musculares, e o chamado joelho do corredor, a síndrome da dor patelofemoral, decorrente do excesso de exercício e/ou sobrepeso.
E, por último, algumas dores no joelho têm relação com a artrose ou artrite degenerativa, processo inflamatório que leva à dor, rigidez e perda da mobilidade, ou com a artrite reumatoide, doença autoimune que pode surgir em qualquer idade, principalmente em mulheres.
Deu para perceber que há inúmeras causas para as dores no joelho e tipos de lesões, não é mesmo? Buscar a orientação de um ortopedista, que possa identificar a causa, é fundamental para o início do tratamento o mais rapidamente possível.
O mais comum é que o tratamento seja à base de medicamentos, fisioterapia e orientações para mudança de hábitos. Cirurgias costumam ser realizadas caso os procedimentos anteriores não deem resultados.
O principal é corrigir e tratar as causas da dor no joelho, sob orientação de um ortopedista, mas há algumas dicas de ordem geral que podem ajudar. Entre elas estão usar calçados baixos e que possuam bom sistema de amortecimento, não ficar em pé por muito tempo e fortalecer os músculos dos joelhos com exercícios físicos orientados.
Agora que você já sabe a importância de prevenir as lesões, que tal dar a devida atenção aos seus joelhos?
Dr. Renato Mendes Morelli