Artrose é uma doença muito comum que é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, causando dor e desconforto. Também chamada de osteoartrite, ela é a doença reumática mais comum entre homens e mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
O problema tende a surgir após os 40 anos, mas a maior incidência ocorre em pessoas com mais de 60 anos. Quanto maior a idade, maior a chance de ser acometido pela doença, tanto é que 85% das pessoas com 75 anos possuem a condição – embora apenas entre 30% e 50% se queixem de dor crônica.
A artrose é marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas. É uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações do organismo, causando dor e podendo levar a deformidades.
A coluna vertebral, os quadris e os joelhos são as principais articulações acometidas pela artrose, justamente por suportarem todo o peso do corpo humano. Mas quais são os sintomas?
Ou seja, os efeitos da artrose vão desde as queixas de dores leves à incapacidade de exercer atividades do cotidiano.
A artrose pode surgir sem causa aparente, mas há condições que incidem no aparecimento da doença, como doenças metabólicas, distúrbios anatômicos, traumatismos, artrites e infecções. Além disso, há pessoas que têm maior suscetibilidade. Os fatores determinantes são:
Como a artrose não tem cura, a pessoa precisa conviver por anos com o desconforto nas articulações. Para aliviar os sintomas da dor, no entanto, um médico especialista em joelho pode administrar medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios. Fisioterapia e hidroterapia também podem ser recomendadas para fortalecer os músculos e proteger as articulações.
Se a artrose for leve e moderada, é possível a reposição das propriedades do líquido sinovial por meio do chamado ácido hialurônico, que protege a cartilagem e melhora a dor e a mobilidade articular.
Quando o paciente apresentar dor de natureza moderada ou grave para atividades normais do cotidiano e já tiver resistido a todos os métodos de tratamento, o médico especialista pode recomendar a colocação de prótese.
O objetivo da substituição das superfícies articulares por implantes artificiais metálicos e em polietileno é restabelecer a forma e o alinhamento da articulação. Com a prótese, há a restauração da mobilidade, alívio das dores e correção das deformidades.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a artrose é a doença mais prevalente na população mundial. Mas algumas mudanças de hábitos podem ajudar a se prevenir. Entre elas estão manter um peso saudável, controlar o nível de açúcar no sangue e fazer exercícios regularmente.
Lembre-se: fazer avaliações com um médico especialista em joelho é bastante importante antes da prática de qualquer atividade física. Esteja atento à sua saúde!