Por causa da pandemia do Covid-19 e necessidade do isolamento social para conter a disseminação do vírus, a maioria das pessoas teve sua rotina alterada. E não estamos falando apenas no que se refere ao trabalho e passeios, mas também em cuidados com o corpo (atividades físicas em casa) – e, consequentemente, a mente.
Com as academias fechadas e a impossibilidade de sair às ruas para se exercitar, há quem esteja deixando as atividades físicas de lado. Mas, atenção: o isolamento não pode – e nem deve – ser justificativa para o sedentarismo.
É possível usar a criatividade para fazer atividades físicas em casa, usando apenas equipamentos específicos para exercícios funcionais ou até mesmo móveis e objetos que fazem parte da sua decoração ou despensa.
Pacotes de arroz e feijão, garradas PET com água, cabos de vassoura, toalhas para apoios e alongamentos, cadeiras e degraus de escada são grandes aliados, mas o mais importante você já tem: o peso do seu próprio corpo.
Manter o corpo saudável e ativo é fundamental para evitar o sedentarismo e uma das formas de reforçar a imunidade. A dica é ainda mais especial para idosos, mas vale para todas as faixas etárias. É necessário, no entanto, que esses novos “atletas caseiros” respeitem seu perfil.
O médico ortopedista esportivo Dr. Renato Morelli chama a atenção para que sejam evitadas atividades físicas intensas. “Procurem focar em exercícios leves como alongamentos e isométricos apenas para manter o tônus muscular.”
Como entre as medidas de contenção do novo coronavírus o isolamento social é uma das mais reforçadas, é recomendado evitar espaços ao ar livre – seja pistas de caminhada, ruas públicas ou parques. Por isso a prática de atividades físicas deve passar a ocorrer dentro das residências.
No entanto, se houver um quintal ou varanda com incidência de sol, aproveite esse espaço. Os raios solares ajudam na produção de vitamina D, que é tão importante para fortalecer a imunidade. Apenas evite horários de pico de incidência solar. O raiar do dia ou o pôr do sol são os melhores horários para a prática de atividades – e, vamos combinar, o visual também ajuda a trazer aquela sensação de bem-estar.
Para ajudá-lo a manter-se em movimento, convidamos a fisioterapeuta Karla Zaghi Verri. Ela fez uma série de vídeos com indicação de alguns exercícios seguros para os idosos fazerem em suas casas e que são válidos também para pessoas de qualquer faixa etária.
Vale lembrar que pessoas diagnosticas com o vírus Covid-19 também podem manter a rotina de exercícios leves, mas devem fazer o isolamento e ficar atentos aos sintomas respiratórios, como a falta de ar. Se houver qualquer sinal de dificuldade respiratória, procure o sistema de saúde o mais rapidamente possível.