
Sarcopenia: conheça esta doença que acomete idosos e saiba como preveni-la
08/05/2020
Corrida e lesões: como evitá-las
04/06/2020Há uma preocupação comum tanto por quem pratica esportes há bastante tempo quanto por aqueles que estão iniciando agora os treinos: manter-se longe de lesões. E uma parte do corpo humano que requer bastante atenção é o joelho.
Como essa articulação absorve toda a energia cinética gerada pelo contato dos membros inferiores com o solo e é a que mais trabalha próximo aos seus limites fisiológicos, está sujeita a vários tipos de lesões. E não apenas no esporte.
Atividades repetitivas como subir e descer escadas, andar e agachar-se sem preparo físico podem desencadear dor e inchaço. E se no cotidiano a preocupação deve ser uma constante, imagina no esporte, em que há aumentos repentinos na intensidade e volume do treino que incidem em sobrecarga do joelho.
A elevada incidência de lesões no joelho decorrentes da prática esportiva fez inclusive com que a maior articulação do organismo ganhasse destaque na traumatologia do esporte desde o início dos anos 80. E por isso ortopedistas especialistas em joelho têm sido tão enfáticos na importância em manter os joelhos saudáveis e longe de lesões.
Exemplo disso é o Dr. Renato Morelli que atende em Campinas e região, médico ortopedista que conta como tanto o sedentarismo quanto o excesso de atividades pode ser prejudicial ao joelho e quais são as principais dicas para evitar lesões.
De que maneira o sedentarismo pode ser prejudicial para o lesões no joelho?
Sempre que uma pessoa deixa de fazer atividades físicas e, portanto, se torna sedentária, ela perde massa muscular e normalmente ganha peso. Esse desequilíbrio provoca uma sobrecarga nas articulações, sobretudo no joelho, que fica predisposto a lesões.
E o excesso de atividades?
Também chamado de “overuse”, que é o termo usado para descrever os danos e a dor causados por movimentos repetitivos, o excesso de atividades leva à sobrecarga das articulações ou determinados grupos musculares, expondo o organismo a uma maior chance de lesões.
Quais são os problemas mais comuns envolvendo joelhos e exercícios?
Normalmente são as dores relacionadas à sobrecarga mecânica da cartilagem, causadas pelo desequilíbrio muscular. E essas dores podem – ou não – melhorar com a prática da atividade física. Em alguns casos, até pioram. Por isso é imprescindível o acompanhamento médico.
Quando é necessário procurar um médico?
O nosso papel é cuidar da saúde e do bem-estar dos nossos pacientes, então estamos sempre à disposição para dicas e sugestões a fim de evitar as lesões no joelho. A prevenção realmente é o melhor remédio. Mas sempre que ocorrer uma dor intensa, inchaço no joelho ou se a dor perdurar por alguns dias, não hesite, procure um ortopedista especialista em joelho e medicina do esporte.
Quais são os tipos mais comuns para tratamento envolvendo as dores no joelho?
O tratamento varia de acordo com o tipo de lesão e perfil do paciente, mas de maneira geral consiste em exercícios para fortalecimento de grupos musculares mais adequados para cada modalidade de atividade física/esportiva. Em alguns casos, há a indicação de repouso, uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, bem como recomendação de fisioterapia.
Quais são as 5 principais dicas que poderia dar a quem quer manter os joelhos saudáveis e longe de lesões?
As principais orientações que dou são:
- Antes de iniciar qualquer atividade física, faça uma avaliação médica com um cardiologista e um ortopedista (médico do esporte);
- Comece com uma atividade leve e sem impacto;
- Utilize calçados adequados para a prática esportiva, respeitando o tipo de exercício;
- Evite qualquer exercício em excesso, respeite os limites do seu corpo;
- Intensifique o treinamento de propriocepção, que é a capacidade do próprio corpo em avaliar o perfeito equilíbrio.
Somado a tudo isso está o fato, é claro, de que o sedentarismo jamais deve ser opção. Com avaliação de um médico ortopedista especialista em joelho é possível encontrar a atividade física ideal para o seu corpo e levando em consideração suas limitações. Trabalhar as articulações é fundamental, deixa os joelhos saudáveis e evita lesões.